Ansiedade nos Tempos de IA
- Sandra Souza
- 1 de abr.
- 2 min de leitura

Como já disse em um post anterior, ansiedade é uma reação natural do nosso organismo a situações de perigo e incerteza. A ansiedade tem sua utilidade, cabe nós sabermos lidar e usá-la a nosso favor.
Todos nós sabemos que nosso estilo de vida atual, com o uso excessivo de telas, está aumentando nosso nível de ansiedade, inclusive em crianças.
A rapidez com que tudo muda, exige de nós uma hiper vigilância para atender as demandas que são cada vez mais constantes, é daí que surge a ansiedade trazendo diversas preocupações.
Como se não bastasse tudo isso, ainda temos as mudanças climáticas e a incorporação da IA no nosso dia a dia.
Na prática clínica está cada vez mais recorrente o medo e ansiedade que todas essas mudanças causam, medo do futuro, e surgem perguntas como:
Como será o amanhã?
Minha profissão vai ser tomada pela IA?
Serei necessário para o mercado de trabalho?
São todas questões muito válidas mas devemos sempre pensar no que está ao nosso alcance, o que cabe a nós fazer e como reagir.
Minha recomendação é que você foque no que você pode fazer (pois tem coisas que não dependem de você) e viva o presente.
Sei que parece simples e fantasioso mas é possível viver assim, e nisso a terapia pode te ajudar, fazendo com que você se torne mais consciente do seu papel no mundo e de suas responsabilidades, de seus sentimentos e como lidar com eles de forma assertiva.
Lembre-se: Ansiedade tem tratamento, se a ansiedade está interferindo na sua vida e te impedindo de realizar as atividades que você deve cumprir procure ajuda de um psicólogo, ele vai saber te orientar e conduzir no caminho rumo ao seu bem-estar.
Sandra Regina de Souza - Psicóloga São Paulo - CRP:06/140331 - Especialista em TCC
Agende sua sessão online! (11) 96902-2782
#ansiedade, #saudemental, #bemestar, #terapiacognitivocomportamental, #estresse, #medo, #preocupacao, #tratamento, #mindfulness, #psicologasaopaulo.
Este texto é apenas informativo e não substitui a consulta a um profissional de saúde.
Comments